É lançada hoje a primeira pedra da implantação da linha de alta tensão ligando Chimuara e Alto-Molócuè, província da Zambézia
A cerimónia que marca o início dos trabalhos será orientada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no âmbito da visita de trabalho á província da Zambézia, esta quinta-feira.
Trata-se do primeiro troço do sistema de transporte de energia eléctrica ligando o Norte e o Sul do país, indica um comunicado da Presidência da República.
O projecto irá assegurar o incremento de energia de Cahora Bassa para o norte do país, e uma melhoria no fornecimento de energia às províncias da Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
O director da Divisão de Transporte de energia Centro-Norte na Electricidade de Moçambique, Celso Coelho, disse que a infra-estrutura vai funcionar como redundância actual de 220 Kilovolts.
“Vamos passar a ter duas linhas. Temos possibilidade de fornecer energia de uma ou com outra ou mesmo as duas, em anel. Então isso permite que não tenhamos cortes instantâneos da linha. Por um defeito, outra linha vai assegurar” disse.
A linha vai custar 5.4 mil milhões de meticais, devendo ser concluída em dois anos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.