O Presidente da República Filipe Nyusi disse esta quinta-feira em Chimuara, na Zambézia, que o país está a diversificar fontes de energia eléctrica apostando também em energias limpas e renováveis.
Filipe Nyusi falava na cerimónia de lançamento do projecto de construção da primeira linha de transporte de energia eléctrica de quatrocentos quilovolts, que vai ligar Chimuara, em Mopeia, à Alto-Molócuè, na província da Zambézia.
A diversificação de fontes, segundo Nyusi, visa aumentar em quantidade e qualidade a energia eléctrica para satisfazer as várias necessidades do país.
“ Num ambiente de transição para energias mais limpas e renováveis, cumpre-nos salientar e partilhar os seguintes resultados alcançados: A implementação da central solar de média escala de Mocuba, com capacidade de 40 megawats, operacional desde 2018 e vocês são testemunhas e que está ligada a rede eléctrica nacional ; a conclusão durante este ano, da central solar de Metoro com capacidade também de 40; a selecção por concurso do investidor para a construção da central solar de Dondo, com capacidade entre 20 a 30 megawats, no âmbito do programa de leilões de energias renováveis Proler; a expansão do universo de beneficiários de energia solar que já atingiu cerca de 50 mil famílias, o equivalente a cerca de 250 mil pessoas, através de painéis solares residenciais, resultado de investimentos privados em que o sector conta com cerca de cinco grandes operadoras ; a realização de estudos de viabilidade técnica financeira, ambiental e social do futuro parque eólico, em princípio a ser instalado em Inhambane”, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.