O Presidente da República disse que o governo está a empreender esforços para melhorar cada vez mais as condições de ensino no país, apesar das adversidades impostas pela pandemia da covid-19, ataques terroristas e da junta militar da Renamo.
Filipe Nyusi falava esta sexta-feira, em Carapira, distrito de Monapo, em Nampula, na abertura do ano lectivo 2021, sob o lema “Por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de qualidade”.
O Chefe do Estado disse ser importante reflectir-se sobre o lema escolhido para o presente ano lectivo, para que ninguém seja excluído do sistema escolar.
Segundo Nyusi, o lema escolhido remete ao governo a necessidade de promover um ensino de excelência para todos, sem discriminação de qualquer natureza, transmitindo, ao mesmo tempo, valores cívicos, morais, incluindo a valorização da paz, o gosto pelo trabalho e o amor à pátria.
Neste arranque do ano lectivo 2021, o Presidente da República, Filipe Nyusi, anotou que a retoma das aulas presenciais pode ser revertida se não forem observadas as medidas de prevenção da covid-19.
Aos alunos, Filipe Nyusi recomendou a estrita observância das medidas de prevenção contra a covid-19, na escola, em casa, no percurso casa-escola e vice-versa.
A abertura do ano lectivo 2021 coincidiu com a inauguração da Escola Secundária de Carapira, acto que demonstra o comprometimento do sector privado na busca de soluções para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
O Presidente da República garantiu que o governo vai construir, ainda este ano, sessenta estabelecimentos de ensino, em todo o país, quarenta e seis das quais primárias e as restantes secundárias, com aproximadamente trezentas cinquenta e nove salas de aula. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.