As aulas do ano 2021 iniciam hoje em todo o país, no contexto da pandemia do novo coronavírus.
Sete milhões e quinhentos mil alunos em todo o país retomam as aulas presenciais, tal como deu a conhecer o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.
A ministra do pelouro, Carmelita Namashulua, insta os gestores das escolas a aprimorarem a planificação e gestão na distribuição do livro da caixa escolar, armazenado em diversos estabelecimentos de ensino do país.
Carmelita Namashulua disse que a distribuição deve ser feita em função das necessidades, de modo a abranger todos os alunos.
“ Vezes sem conta, nós encontramos em armazéns livro em quantidade que não é usado e armazenado em condições não boas e o livro acaba se degradando. A instrução que nós damos sempre é que possamos notificar as escolas que têm livros a mais e esses livros devem ser encaminhados a outras escolas, onde as nossas crianças duas ou três partilham o mesmo livro; nós não estamos em condições para a partilha de livro”, disse.
A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano falava durante o fim- de-semana em Rapale, na província de Nampula, no âmbito da monitoria para o início do ano lectivo.
E por ocasião do início das aulas, o Ministério da Saúde exorta todos os intervenientes para que garantam a observância das medidas de prevenção, sob pena de que as aulas sejam interrompidas.
Num comunicado recebido na nossa redacção, o Ministério da Saúde sublinha que os encarregados da educação devem intensificar as mensagens sobre as medidas de prevenção da doença com os seus educandos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.