Malawi necessita de cem milhões de dólares para adquirir 7,2 milhões de unidades da vacina AstraZeneca.
Esta quantidade servirá para imunizar em duas doses 3,6 milhões de pessoas o que representa 20% do total da população do país.
O secretário principal do ministério da saúde do Malawi, Charles Mwansambo, reconheceu que o valor necessário para a aquisição destas doses é elevado, mas conta com o apoio de parceiros de cooperação para a efectivação do plano de vacinação.
Mwansambo, assegurou que dentro do próximo mês de Abril, o país irá receber mais um milhão e duzentas e sessenta mil doses adicionais da vacina contra a covid-19.
Aliás, o Secretário principal do ministério da saúde do Malawi anunciou que outras cem mil unidades de vacina chegarão ao país na próxima semana.
Enquanto decorrem acções de mobilização da vacina, a violação das medidas de prevenção da Covid19 ganha espaço no país, com os partidos políticos a tomarem a dianteira.
Os aglomerados em comícios de campanha para as eleições intercalares em sete distritos do país, são prova do incumprimento dos protocolos sanitários.
Enquanto isso, as organizações da sociedade civil estão a lançar críticas ao governo por ter liberado os partidos a fazerem campanha em tempo de pandemia.
O Ministério da saúde já veio à terreiro alertar que a campanha eleitoral coloca o Malawi em risco de uma terceira vaga da covid-19. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.