O Presidente da Republica, Filipe Nyusi, destacou os esforços para a manutenção da paz estabilidade e descentralização governativa, como avanços alcançados no país no âmbito da implementação do Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP).
O Chefe do Estado moçambicana falava hoje na 30º Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo do Fórum do Mecanismo Africano de Revisão de Pares, em formato virtual.
“A nota dominante foi a eleição, pela primeira vez em Moçambique, de governadores provinciais, reforçando assim o poder das populações locais de decidirem sobre os seus líderes e programas. No âmbito da consolidação da paz, estamos a implementar o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado em Agosto de 2019 e testemunhada pela União Africana, com base no qual estamos a proceder ao Desarmamento, Desmobilização e Reintegração de elementos armados residuais da Renamo. No que tange ao acesso à Justiça, a nossa atenção incide na expansão territorial das instituições e serviços de promoção e assistência judiciária, mas também na melhoria da qualidade e celeridade processual da administração da justiça” , disse.
O Presidente da República falou também das acções em curso para o fortalecimento do empoderamento da mulher e desenvolvimento social, não obstante aos eventuais desafios, tais como as calamidades naturais, entre outras adversidades. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.