O Presidente do Grupo de Contacto e Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique, Mirko Manzoni, informa que esta quarta-feira foi encerrada uma segunda base da Renano, localizada em Muxúnguè, distrito de Chibabava, província de Sofala.
Num comunicado enviado à nossa redacção, o Presidente do Grupo de Contacto afirma que durante catorze dias, duzentos e cinquenta e um ex-combatentes, incluindo sete familiares de combatentes falecidos, passaram pelo processo de Desarmamento e Desmobilização e chegaram em segurança às suas famílias.
A inspecção e o encerramento da base de Muxúnguè foi conduzida pelos membros do grupo técnico-conjunto para o DDR e para a monitorização e verificação, juntamente com os membros da equipa do Secretariado do processo de paz, peritos em desarmamento e um médico.
O comunicado indica que também estiveram presentes, representantes do governo local e da Polícia da República de Moçambique (PRM) para salvaguardar a entrega da base e das armas.
A nota indica ainda que o encerramento da base de Muxúnguè assinala o marco de dez por cento do total de beneficiários que regressaram à casa.
Mirko Manzoni manifesta o reconhecimento pelos esforços incansáveis, as partes envolvidas no processo do DDR.
O Presidente do Grupo de Contacto e Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique refere ainda que a comunidade internacional está do lado de Moçambique no processo que conduz à reconciliação e à paz. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.