As acções de consciencialização a trabalhadores e empregadores, junto a empresas, associações sócio-económicas e outras unidades de produção, que têm sido levadas a cabo por equipas móveis do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), bem como junto aos balcões, a nível da Delegação provincial de Gaza, estão a contribuir para a entrada de mais contribuintes e beneficiários no sistema de segurança social obrigatório.
Durante o primeiro trimestre do ano em curso, e não obstante as dificuldades causadas pela pandemia da COVID-19, que está a abalar o nosso país e o mundo inteiro, a inscrição de novos contribuintes e beneficiários conheceu resultados satisfatórios naquela província do sul do país, tendo ultrapassado a meta planificada, em 100,98%.
Falando por ocasião do encerramento do seminário de divulgação do Sistema de Segurança Social Obrigatória, a delegada do INSS em Gaza, Eugénia Sunate, reiterou o comprometimento de continuar com a mesma dinâmica do sector, tendo em vista o alcance da meta do ano e do quinquénio e prometeu trabalhar com a sua equipa para encontrar soluções para as questões abordadas na referida formação, que tinha como beneficiários os gestores de empresas e os parceiros sociais. Disse, ainda, que o sector compromete-se a investir nos sistemas de atendimento, para responder ao cidadão com maior celeridade e atempada.
O Director dos Serviços provinciais de Justiça e Trabalho, Manuel Machanguane, que orientou a cerimónia, considerou a divulgação da legislação sobre a Segurança Social Obrigatória e auscultação das preocupações dos contribuintes e beneficiários uma forma proactiva que o INSS tem encontrado, no sentido de divulgar os seus serviços, bem como as inovações trazidas no atendimento ao utente, sobretudo o alargamento de cobertura de protecção social dos trabalhadores por conta própria.
Machanguane apontou, ainda, a informatização do Sistema de Segurança Social como tendo sido um dos maiores ganhos que o beneficiário e o contribuinte obtiveram como vantagem, nos últimos tempos, visto que é inquestionável a celeridade no tratamento de vários processos, os pagamentos de contribuições, entre outras solicitações. A obrigatoriedade de inscrição dos trabalhadores por conta própria, também merece destaque no concernente ao seu impacto social, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.