O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que mantêm todas as medidas em vigor até ao fim do período de prorrogação do estado de emergência, a 29 do corrente mês.
Na comunicação feita à nação, esta quinta-feira, o Chefe do Estado sublinha que se mantém fechadas as escolas a todos os níveis, até que se confirmem as condições de higiene básica necessárias e interdita a realização de cultos e celebrações religiosas até que se possa garantir o seu reinício de forma segura.
“Esta posição visa dar tempo as instituições para uma melhor preparação pelo que, apelamos para que o trabalho iniciado seja continuado de forma segura e acelerada. Sentimos qua as escolas de diferentes níveis, algumas religiões já começaram a prepara-se e é exactamente isso que tem que ser, de uma forma célere para que possamos avaliar que decisões definitivas devem ser tomadas. Teremos todos o mesmo, que reiniciar a nossa vida colectiva nas melhoras condições possíveis, reafirmamos que nenhuma moçambicana e nenhum moçambicano se deve colocar à margem desta luta que é feita em nome da vida e em nome do nosso futuro comum. Queremos todos o mesmo futuro com saúde, com o povo educado, queremos o futuro com um crescimento progressivo da nossa economia, com o povo educado, porque como dissemos que é imprevisível a actuação desta doença e pode até se calhar, estarmos a perder a oportunidade que a situação daqui a dois três anos se agrave e não haja condições para educar os moçambicanos, as nossas crianças, por isso devemos estar em constante avaliação, retirando o medo e tendo coragem para a tomada de algumas decisões” , disse.
O Presidente da República apelou ainda a todos os moçambicanos para que transformem a crise provocada pela Covid-19 num momento de aprendizagem e criatividade, dando todos, o seu melhor. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.