O jornalista e escritor Bento Baloi publica na próxima quinta-feira, o seu livro de crónicas “Arca de Não É” sob a chancela da editora Índico, inspirado na magnitude das desgraças causadas pelo ciclone Idai, em Sofala em 2019.
Arca De Não É é um conjunto de 15 crónicas publicadas anteriormente, de forma esparsa, na imprensa.
A maestria do escritor revela-se delicadamente quando combina oralidade e escrita, passado e presente, poesia e prosa, abordando situações e temas sobre a magnitude das desgraças causadas pelo ciclone Idai, no centro do país, em Março de 2019.
Partindo de um fenómeno natural, o escritor recria universos diegéticos trágicos, porém importantes na preservação da memoria colectiva, que transcendem o regional, provocando reflexões sobre questões ambientais e ameaças globais, como homenagem aos morreram ou perderam entes queridos no centro do país.
Arca De Não É é a nova obra literária do jornalista e escritor moçambicano Bento Baloi, que compila uma série de crónicas não inéditas, mas que são "a voz da coragem que impediu que Sofala se vergasse e ajudou as suas gentes a reerguerem-se e lutar contra todas as vicissitudes do ciclone Idai.", Conforme explicou o escritor.
Ele que também se pode considerar um Noé, conta por que motivo estas histórias se juntam todas num único livro depois de terem sido publicadas individualmente no jornal “ esta é uma homenagem aas centenas de homens, mulheres e crianças que resistiram. Aos homens, mulheres e crianças deste país que acreditaram que, enquanto o sol raiar, o sorriso ainda é possível.” Frisou o autor.
“A segunda obra literária de Bento Baloi é constituída por 15 histórias, atravessadas por uma realidade atroz, cheia de desespero. Concorre para o efeito uma escrita intrigante, verosímil e absolutamente acutilante. Logo, desde o primeiro texto, ‘’ Jail house’’ até ao último, ‘’ Arca De Não É’’, Baloi dá-nos a magnitude das desgraças causadas pelo ciclone Idai, no Centro do país, em Março de 2019, ressalta o também jornalista e ensaísta José dos Remédios, que assina o prefácio do livro.
“Na verdade, este é um livro com histórias catárticas. Em cada morte descrita, os narradores são perfeccionistas na representação da vida que se esfuma num ápice e da morte adiada. É no intervalo entre a partida e a sobrevivência que se evidenciam as grandes qualidades de Bento Baloi, enquanto ficcionista. Alem das belíssimas historias (re)criadas, suportadas por um discurso penetrante, potente e distinto, o autor é ainda capaz de nos tornar solidários com os protagonistas, num acto nos reconstitui. ”, Afirma José dos Remédios no prefácio.
“Arca de Não É” é chancelado pela Índico editores e é lançado nesta quinta-feira, 8 de Abril, às 18h30, em evento transmitido para as redes sociais, do Centro Cultural Brasil-Moçambique, da Feira do Livro de Maputo, Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas e Revista Literatas. A apresentação da obra está ao cargo do ensaísta e professor da UniZambeze, Martins Mapera e do filósofo e professor da Universidade Pedagógica de Maputo, Dionísio Bahule. As professoras da Ana Mafalda Leite (Universidade de Lisboa - Portugal), Cíntia Acosta Kütter (Universidade Federal Rural da Amazônia – Brasil) e a poetisa cabo-verdiana, Vera Duarte Pina estão entre os intervenientes na cerimónia de lançamento.
Bento Balói nasceu em 1968 no Vieira, subúrbio de Maputo, onde viveu até à maioridade.
Formado em Jornalismo, tem artigos literários publicados em diversas páginas de especialidade de jornais e de revistas nacionais. Também escreveu, dirigiu e interpretou papéis em várias peças, tanto de teatro radiofónico como de teatro de palco. Compôs ainda dois bailados encenados pela prestigiada coreógrafa Pérola Jaime. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.