O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que o reassentamento das comunidades que vivem no interior dos parques faz parte das boas práticas internacionais de gestão sustentável dos recursos naturais.
Nyusi diz que esta é a forma correcta que os governos encontram para resolver o problema de insegurança permanente das vidas das comunidades.
“ Esta insegurança nas suas vidas, deriva da ocupação de áreas das rotas migratórias dos animais para os rios, agravada pelo aumento destes animais, como elefantes assim como da crescente competição pelos escassos recursos existentes do ambiente natural, nomeadamente alimentos, água e vegetação diversa. É frequente ouvirmos relatos de ataques de leões e hienas contra pessoas e gado bovino ou elefantes que dizimam machambas”, disse.
O Chefe do Estado falava esta quarta-feira na entrega oficial das 140 casas de reassentamento da população na comunidade de Salane, posto administrativo de Pafúri, abrangidas pelo traçado do Parque Nacional do Limpopo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.