Conselho de Administração da Malawian Airlines, declara falência técnica e recomenda liquidação ordenada da empresa.
O facto deve-se a crise financeira que abalou a empresa com os números a ilustrarem uma dívida acumulada de 17,54 milhões de dólares.
Além deste valor, a empresa está numa posição de prejuízo acumulado de 17,86 milhões de dólares, números que impõem a companhia aérea nacional a declarar a sua insolvência.
O conselho de administração da Malawian Airlines reunido a 25 de Março deste ano, decidiu dissolver a empresa à luz do estatuto e contrato social.
A declaração do conselho de administração da Malawian Airlines assinada pelo presidente do conselho da empresa, George Partridge, refere que os directores avaliaram a situação actual da empresa e concluíram que está tecnicamente falida.
A empresa, citando a declaração, não pode voltar a funcionar se os accionistas não injectarem um novo capital.
A Malawian Airlines é uma empresa parceira registada com a participação accionária entre o governo do Malawi com 51 por cento e a Ethiopian Airlines com 49 por cento.
Em Dezembro do ano passado, a Weekend Nation um jornal de circulação nacional, publicou que a Malawian Airlines registou lucro zero em cinco anos, mas pagou mais de 41 biliões de kwachas por sublocação de aeronaves, taxas de administração e outros pagamentos ao seu parceiro estratégico - a Ethiopian Airlines.
O presidente da república, Lazarus Chakwera, reuniu-se esta quarta-feira com o presidente do conselho de administração da Malawian, Airlines George Partridge, para discutir as possibilidades de resgate da companhia aérea nacional.
A Malawian Airlines não voa desde 26 de Março, quando declarou a suspensão de voos por seis dias.
Em 31 de Março, a empresa estendeu a suspensão para 6 de Abril, dizendo que a aeronave disponível estava em manutenção obrigatória em Addis Abeba, na Etiópia. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.