O dia 18 de Abril foi instituído como Dia Internacional de Monumentos e Sítios, pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982, e aprovado, no ano seguinte, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Desde então, a data tem sido celebrada, anualmente, em todo o mundo, e tida como uma oportunidade de sensibilizar a sociedade para a diversidade e vulnerabilidade do património cultural, bem como para o apelo nos esforços visando a sua protecção e valorização.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se, no presente ano, sob Lema Passados Complexos: Futuros Diversos; lema que assenta no discurso transversal da continuação das iniciativas do ICOMOS de 2020 para 2021 que inclui a diversificação do património cultural para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica por meio da educação e inclusão na gestão do património cultural.
As celebrações no presente ano acontecem num contexto indelevelmente marcado pela pandemia da Covid-19, que abalou todas as estruturas da sociedade. Neste sentido é urgente reflectir-se sobre o passado e projectar um futuro mais solidário e mais inclusivo.
O Ministério da Cultura e Turismo associa-se ao movimento mundial de celebração do dia 18 de Abril, renovando o seu compromisso pela preservação e conservação do património cultural moçambicano, ciente de que para o alcance deste desiderato é imprescindível a participação da sociedade civil e das comunidades, os primeiros guardiões do património cultural. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.