As obras de construção de quatro centrais de produção de energia eléctrica à base solar e eólica, iniciam até ao final deste ano, nas províncias de Inhambane, Sofala, Tete e Niassa.
Com a capacidade para gerar 30 megawatts de energia, os empreendimentos serão erguidos nos distritos de Jangamo, Dondo, Lichinga e Manje, sede-distrital de Chiúta.
Os projectos, orçados em 30 milhões de euros, contam com o apoio da União Europeia, através da Agência francesa para o desenvolvimento.
Neste momento decorre o processo de selecção das empresas que irão implementar os projectos de construção das centrais eléctricas.
O presidente do conselho de administração da Autoridade de Regulação de Energia, Paulo de Graça, disse que para a central de Dondo, já foram pré-seleccionados 5 potenciais empreiteiros.
A fonte explicou que a iniciativa visa garantir maior disponibilidade de energia eléctrica para população e privilegiar a produção sustentável por vias de fontes renováveis. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.