A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, deslocou-se a Inhambane com o intuito de fazer a verificação do estágio de desenvolvimento do Projecto de Investimento do Turismo na Reserva Nacional de Pomene, Distrito de Massinga.
Materula fez a escala aos limites da Área de Protecção Ambiental de Pomene juntamente com potenciais investidores.
O projecto a ser instalado prevê o desenvolvimento de resorts, construção de vilas de luxo e lodges comunitários. A iniciativa tenciona impulsionar o desenvolvimento rápido do turismo e o bem-estar das comunidades à volta da reserva.
A governante mostrou-se impressionada e satisfeita, tendo afirmado que se trata de uma aposta acertada e que o MICULTUR está aberto para prestar todo tipo de apoio em prol do desenvolvimento do turismo local e nacional. A seguir, Materula visitou o Hotel Pomene e a Pomene Lodge.
Com efeito, a Ministra foi a Vilankulo e, depois, ao Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto, onde escalou as Ilhas de Magaruque e Ponta Dundo. Posteriormente, seguiu às ilhas de Benguerra, de Bazaruto e da Santa Carolina, actualmente em ruínas.
Naqueles pontos de Inhambane, a dirigente atribuiu o Selo Limpo & Seguro a três estabelecimentos turísticos. Trata-se do Hotel Dona Ana, na cidade de Vilankulo, Azura Benguerra Island, na Ilha de Benguerra, e Anantara, na Ilha de Bazaruto, totalizando 7 estabelecimentos certificados em Vilankulo, dos quais quatro foram atribuídos pelo Instituto Nacional do Turismo - INATUR.
Esta certificação é um passo importante tanto para o Governo, quanto para os turistas nacionais e estrangeiros, pois vai permitir a reabertura do sector, melhorando, deste modo, a situação crítica provocada pela condição da pandemia da COVID-19. Por isso, no acto das três atribuições, Eldevina Materula repisou a importância do Selo Limpo & Seguro para o sector do turismo e da cultura.
"Queremos, com este selo, permitir que o turismo volte à normalidade. Estamos preocupados. Por isso, imprimimos o nosso esforço para permitir que o sector possa reabrir com agressividade e que o turista visite o nosso país com segurança".
Para uma rápida recuperação do sector, o Ministério da Cultura e Turismo, através do Instituto Nacional do Turismo (INATUR), concebeu o Selo Limpo & Seguro, um mecanismo de certificação para entidades e serviços que operam a nível do Turismo e da Cultura, bem como para todos que indirectamente intervêm nesta área, cumprindo rigorosamente com os protocolos sanitários validados pelo Ministério da Saúde no contexto da COVID-19.
O Director do Anantara, Grégory Thierion, afirmou, na cerimónia de atribuição do selo, que esta certificação é uma grande responsabilidade e um incentivo primordial para que o turista visite Moçambique seguro nesta fase de pandemia.
Este posicionamento também foi assumido pelos representantes do Hotel Dona Ana e do Azura Benguerra Island.
O INATUR está engajado na certificação de mais estabelecimentos para devolver o dinamismo ao turismo.
Até agora, foram atribuídos 66 selos em todo país, estando a Cidade de Maputo a liderar com 26 estabelecimentos certificados, seguido por Gaza com 12.
Na sua viagem a Vilankulo, Materula fez-se acompanhar pelo Director Nacional do INATUR, Marco Vaz dos Anjos, uma delegação da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC),
representantes do governo local, quadros do INATUR e do MICULTUR.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.