O Presidente da República, Filipe Nyusi, anuncia a reabertura das igrejas e retoma do Moçambola, no âmbito do alívio das medidas de prevenção da covid-19.
O facto foi anunciado, este domingo, na comunicação á nação, no contexto da actual situação da covid-19, no país. “ Retomada dos cultos, conferências e reuniões e celebrações religiosas Com um número de participantes que não deve exceder trinta por cento da capacidade máxima de cada local e também não exceder cinquenta pessoas em locais fechados e 100 pessoas em locais abertos, devendo respeitar o protocolo emitido pelas autoridades sanitárias. Aqui estamos a limitar cinquenta pessoas, precisamente porque pode haver espaços que dão para, se for trinta por cento, podem ser milhares de pessoas, então é preciso acautelar isso. Nos eventos do estado, o número de participantes não deve exceder a 100 pessoas, excepto em casos de natureza imperiosa desde que devidamente justificados. É autorizada a retoma do campeonato nacional de futebol denominado Moçambola, mantendo-se interdita a presença de público em observância do protocolo sanitário” disse. Na sua comunicação á nação o Chede de Estado anunciou a manutenção das medidas do decreto 17/2021 de 5 de Abril com algumas excepções.
O governo decidiu igualmente manter o recolher obrigatório das 22 às 4 horas na área metropolitana de Grande Maputo e nas capitais provinciais, tendo alargado a medida para outras cidades e vilas.
“O recolher obrigatório entre 22 horas e 4 horas passa também a ser observado nos seguintes centros urbanos: Vila da Manhiça, cidade de Chókwè, cidade de Maxixe, vila de Gondola, cidade de Moatize, cidade de Mocuba, cidade de Nacala, cidade de Montepuez e vila de Massinga” frisou.
Filipe Nyusi anunciou igualmente o alargamento do período de funcionamento dos estabelecimentos comerciais aos fins-de-semana e feriados. As novas medidas entram em vigor as zero horas da próxima terça-feira, 27 de Abril corrente. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.