O Presidente da República reafirmou que o país vai continuar a priorizar a segurança dos cidadãos, através da implementação de um plano completo, para desarmar e derrotar os terroristas em Cabo Delgado.
Filipe Nyusi, que falava esta quarta-feira, em Pemba, disse estar ciente das dificuldades nesta luta, tendo frisado que o governo tem a responsabilidade de repor a tranquilidade, nos distritos afectados pelas acções dos terroristas.
Segundo o Chefe do Estado, todas as acções do governo têm como objectivo principal o retorno à normalidade nos distritos afectados, nomeadamente
Filipe Nyusi disse ter a consciência de que o plano exige coragem, determinação, persistência e o tempo necessário, sendo a capacitação e modernização das Forças de Defesa e Segurança e a correcta escolha, pelos mocambicanos, do tipo de apoios provenientes dos parceiros e países vizinhos, o factor importante para o fim do terrorismo.
O Chefe do estado disse que o país não vai vacilar e continuará a defender-se, legitimamente, dos ataques.
„Somos alvos de intensões ocultas, mas recusamos a ser vítimas. Queremos r4ecuperar a nossa segurança na defesa legítima da nossa integridade territorial. não vacilaremos na defesa da nossa auto-determinaçao, e muito menos exitaremos na busca permanente do nosso escopo, que consiste na construção de um país livre de violência, na protecção dos direitos basicos dos cidadãos e na cponmcolidação da nossa democracia“- disse Filipe Nyusi.
O Presidente da República falava esta quarta-feira, em Pemba, capital de Cabo Delgado, na assinatura de um memorando de entendimento entre o governo moçambicano e as Nações Unidas, para a implementação de um plano de emergência que prevê um investimento, sob forma de donativo, de cerca de cem milhões de dólares americanos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.