O Governo de Inhambane, vai estender este mês o serviço de gestão e garantia de dados hospitalares para Massinga e Centros de saúde Homoine e Inharrime.
Neste momento, o serviço de interoperabilidade que significa gestão de dados hospitalares, está instalado nos hospitais, provincial, Rural de Chicuque, Vilankulo e Quissico no distrito Zavala.
A interoperabilidade consiste na transferência automática de dados relativo aos certificados de óbito e de nascimento para os registos e notariados em tempo útil.
Esta gestão de dados concorre para melhorar a qualidade de prestação de serviços aos utentes nas unidades sanitárias, tendo em conta que grande parte da população vive em zonas reconditas.
São dados divulgados esta quarta-feira na Cidade de Maxixe, no decurso do Quarto Conselho Hospitalar Provincial que junta quadros seniores do sector de saúde.
Na ocasião, o Director do Gabinete da Secretaria de Estado de Inhambane, Ricardo Nhacoongue, apelou aos gestores das unidades sanitárias a desenharem estratégias de monitoria da implementação da gestão de dados hospitalares.
A Directora do Serviço Provincial de Saúde de Inhambane, Sónia Mahesso, indicou que o sector continuará a mobilizar parcerias para a expansão dos serviços para as comunidades, numa província onde uma enfermeira de saúde materno infantil está para dois mil habitantes.+
O Quarto Conselho Hospitalar Provincial de Inhambane decorre sob o lema: “Promovendo um sistema de saúde resiliente e descentralizado para responder aos desafios emergentes de saúde”. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.