A pandemia do novo coronavírus, inviabilizou, este mês, a implementação de um curso de formação de carpinteiros navais no distrito de Morrumbala, província da Zambézia.
O curso envolvendo cerca de dez carpinteiros e financiado pela Agencia Italiana de cooperação e Desenvolvimento através do projecto CELIM SACRA, no âmbito de quarenta e cinco milhões desembolsados pela organização não-governamental para execução de varias actividades na província da Zambézia Desde o ano 2018 até o mês de Julho em curso.
Mauro Vigo coordenador do Projecto SACRA disse a Rádio Moçambique que com as medidas plasmadas no decreto presidencial para prevenção ao novo coronavírus torna impossível promover em curso similar o que poderia comprometer as regras de distanciamento físico.
A formação de carpinteiros navais no distrito de Morrumbala visa incentivar a construção de canoas com recurso a madeira evitando o abate e escavação de troncos de árvores frondosas no contexto de Protecção do meio ambiente.
Oficialmente, o projecto SACRA terminou no mês de Junho passado mas criou condições para a prossecução de algumas actividades pendentes, caso seja anunciado o relaxamento de algumas medidas como o distanciamento físico.
Durante a vigência do projecto foram apoiados também pescadores artesanais e dez criadores de peixe em tanques. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.