O Presidente da República, Filipe Nyusi, mantém hoje conversações com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, no âmbito do reforço das relações de amizade e cooperação Moçambique e França.
No final das conversações, prevê-se a assinatura de acordos com destaque para o memorando de entendimento relativo a consultas políticas entre os ministros dos Negócios Estrangeiros de Moçambique e da França, em matérias de interesse mútuo.
Esta segunda-feira, Filipe Nyusi esteve reunido com o presidente da petrolífera TOTAL, Patrick Jean Pouyanné.
No final do encontro, o Presidente da TOTAL disse que o projecto de exploração de gás em Palma não foi abandonado, estando apenas a espera que a situação de segurança melhore, para retomar os investimentos.
“A TOTAL está muito empenhada em manter o seu projecto em Moçambique. Nós estamos a trabalhar, houve este incidente em Palma, em Cabo delgado, a questão de segurança, mas eu quero, mesmo assim, assegurar que tivemos que tomar medidas difíceis, mas o nosso empenho mantém-se. Nós somos pela segurança, sobretudo das pessoas, por isso é que tivemos de retirar o nosso pessoal, mas assim que as condições de segurança tiverem sido repostas em Cabo Delgado, nós vamos voltar e temos a plena confiança no governo de Moçambique que está a trabalhar e vai conseguir restaurar a segurança e lá estaremos. É verdade que há alguns rumores, mas isso não é verdade, a TOTAL mantém-se empenhada no seu projecto em Moçambique. O gás natural é muito procurado no mundo, para o planeta é energia importante, é uma prioridade, por isso continuamos empenhados”, disse Patrick Jean Pouyanné, presidente da TOTAL.
Ainda esta segunda-feira, o Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu em audiência várias individualidades com as quais abordou questões de interesse mútuos no prosseguimento da visita de trabalho à França. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.