Três mil e trezentos moçambicanos que trabalham nas minas da África do sul, vão atravessar, até Setembro próximo, a fronteira de Ressano Garcia, na província de Maputo, de regresso aos seus postos de trabalho.
Hoje, noventa e nove mineiros atravessaram a fronteira de Ressano Garcia, ao abrigo de um acordo entre o governo sul-africano e o conselho de Minas.
A directora nacional do Trabalho Migratório, Alice Saíde, explicou que o regresso dos mineiros está a ser feito em fases e em cumprimento das medidas de prevenção do novo coronavírus.
“O processo de retorno está a ser observado uma série de protocolos, desde o local de origem do trabalhador mineiro. A agência recrutadora teve que encontrar viaturas apropriadas, onde estão salvaguardados os sanitários a bordo, alimentação a bordo e que tenham espaçamento suficiente para o seguimento desta actividade”, disse.
Desde o início do processo, já regressaram aos seus postos de trabalho cerca de seiscentos mineiros. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.