O governo decidiu manter algumas medidas de contenção da pandemia da covid-19 relativas ao decreto anterior, no contexto da situação de calamidade pública no país.
Na comunicação feita, esta noite ao país, o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou o relaxamento de algumas medidas restritivas, no quadro da prevenção do novo coronavírus.
“Autorizada a retoma do ensino pré-escolar, em todo o território nacional, porém, só deverão abrir as escolas que estiverem em condições de cumprir estritamente o protocolo sanitário. Para garantir o cumprimento, o Ministério do Género, Criança e Acção Social fará casuisticamente a fiscalização das escolas; Autorizar a retoma dos treinos das equipas de alta competição e de formação dos campeonatos provinciais; É autorizada a abertura de ginásios da classe polivalente, grande e média dimensão, não devendo exceder 40 % e 20% da capacidade máxima respectivamente; Mantém-se encerrado os ginásios da classe de pequena dimensão; os botles stores ou lojas de bebidas, passam a adoptar o horário das 9 às 17 horas, de segunda–feira a sábado, permanecendo encerrados aos domingos, feriados e nos dias de tolerância de ponto; O horário de recolher obrigatório para todas as vilas e cidades, já referidas no decreto anterior, passa a ser das 23 às 4 horas, estávamos nas 22, agora mais uma hora”, disse.
O Presidente da República sublinhou que o alívio não deve ser entendido como o fim da pandemia e exortou a todas as forças vivas da sociedade a contribuírem para a observância das medidas de prevenção da covid-19. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.