O Presidente da República, Filipe Nyusi, reconhece que as infra-estruturas ferro-portuárias jogam um papel importante para o desenvolvimento da economia nacional.
Filipe Nyusi referiu que é neste sentido que o governo está a desenvolver projectos para ampliação de corredores de transporte ferro-portuário.
O Chefe do Estado falava, este sábado em Mutarara, província de Tete no lançamento da primeira pedra para a reconstrução da linha férrea Dona Ana/ Vila Nova da Fronteira, que liga Moçambique e o Malawi.
“Primeiro, na região centro do país, estão em progresso as obras de reabilitação da linha férrea de Machipanda, que liga o porto da Beira ao vizinho Zimbabwe. Os massivos investimentos para a ampliação da capacidade do porto da Beira, visam atender a procura crescente de serviços de transporte de carga. Segundo, na região norte do país, decorrem investimentos no porto de Nacala, o que permitirá aumentar a capacidade de cerca de 100 mil TEUs para 250 mil TEUs, isto é contentores de 20 pés, por ano. Estão em curso trabalhos de estudos e engenharia para o aumento da capacidade de manuseamento de carga e eficiência logística do porto de Pemba. Este corredor serve fundamentalmente aos seguimentos de mercadorias geográficos do Malawi, Zâmbia e República Democrática do Congo, “ disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.