A Administração Regional das Águas do Sul, ARA-SUL, admite o ressurgimento de alguns focos de gasóleo na superfície do rio Umbelúzi, na zona da Namaacha, província de Maputo não representa perigo para à saúde humana.
Trata de quantidades não prejudiciais à saúde.
O Director-geral da ARA-Sul sublinhou que o ressurgimento de alguns focos de combustível naquela bacia hidrográfica, não deve constituir motivo de alarme nas comunidades.
“Não há risco neste momento. Entretanto, deve-se evitar a captação directa nas zonas onde a água não é corrente, portanto nos pântanos que existem à beira dos rios e principalmente em locais onde se desenvolveram algas azuis, a captação deve no rio corrente ou na albufeira, onde não risco nenhum para a saúde púbica”, disse.
O Director-geral da ARA-Sul reagia a algumas queixas alguma comunidades que vivem em zonas ribeirinhas daquela bacia hidrográfica no distrito da Namaacha, província de Maputo, dando conta de água estar contaminada com gasóleo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.