O Presidente da República disse que a entrada em funcionamento da estação de tratamento de água de Sábie, na Moamba, província de Maputo, vai reduzir as restrições no fornecimento deste líquido, impostas pelas limitações da bacia do Umbeluzi.
Filipe Nyusi que falava, esta quarta-feira, após a inauguração daquela infra-estrutura, co-financiada pelo Banco Mundial e com uma capacidade de 60 mil metros cúbicos por dia, disse que a região metropolitana do grande Maputo vai dispor de água todo o ano.
O presidente Nyusi explicou ainda que a decisão de tirar água do Sabie resulta do facto de o Umbeluzi não conseguir responder os desafios do crescimento da população da região metropolitana do grande Maputo e da indústria.
O empreendimento ora inaugurado vai funcionar em pleno a partir deste mês, com a entrada em operação dos centros de distribuição de água de Matlhemele e Guava.
A estação de tratamento de água de Sábie poderá, na segunda fase, duplicar a sua capacidade para 120 mil metros cúbicos por dia, num investimento total de 220 milhões de dólares. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.