Moçambique e Zimbabwe vão retomar ainda este ano os debates das comissões mistas, interrompidos em 2013.
Estas reuniões de escuta em matérias ligadas ao desenvolvimento económico ente os dois países.
Falando após o encontro de consultas regulares com o seu homólogo zimbabweano em Harare, na qualidade de Presidente em Exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o Chefe de Estado moçambicano reiterou a necessidade de se alimentar a cooperação entre os dois países por forma a se encontrarem soluções de problemas comuns.
“Passamos em revista a nossa cooperação; a cooperação tem que ser sempre alimentada com ideias, com pensamentos e discutimos a aqui, vamos ver se retomamos as comissões mistas entre Moçambique e Zimbabwe que a segunda sessão foi em 2013, então vamos retomar, se possível ainda este ano, e dali já as matérias sobre o desenvolvimento económico”, frisou.
Reconhecendo que o terrorismo continua a ameaçar alguns distritos do norte de Cabo Delgado, Filipe Nyusi, disse que o desenvolvimento do país não deve parar até que seja estanque o problema.
Alinhando pelo mesmo diapasão, o presidente zimbabweano, Emerson Mnangagwa, sublinhou que o centro de debate, à porta fechada, é da retoma dos encontros das comissões, pois há problemas e desafios comuns entre as duas nações. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.