Uma alegada acção supersticiosa condiciona a conclusão das obras de asfaltagem da principal rua, na vila sede distrital de Chiúre, em Cabo Delgado, que estava prevista para Novembro findo.
Trata-se da rua com uma extensão de cerca de um quilómetro e meio, que parte do mercado Kopwata, passando por zona comercial, administração do distrito, hospital distrital e vai dar à estrada nacional número um, junto duma agência bancária.
O assessor do presidente do município de Chiúre, sob a gestão da Renamo, falando a jornalistas, no passado fim-de-semana, explicou que os equipamentos usados na construção da estrada, avariam sem uma razão plausível e de forma estranha.
Aliás, Bernardo Caixote diz mesmo que coincidência ou não, as máquinas avariaram no mesmo local, o que reforça a ideia de que se trata de superstição.
O Assessor do Alikora Ntuntunya disse que os gestores do município de Chiúre são africanos, pelo que não ficarão de braços cruzados, ante esta situação.
Entretanto, sem indicar quem realmente poderia estar por detrás disso, Bernardo Caixote reconhece que no arranque das obras não foram envolvidas as lideranças tradicionais locais.
Presentemente, as obras, avaliadas em pouco mais de vinte e oito milhões de meticais, estão paralisadas, esperando-se que possam retomar a qualquer altura.
A rua, que parte do mercado Kopwata, passando por administração, tem duas faixas de rodagem, uma delas é que foi colocada a pedra fina para fins de asfaltagem. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.