Treze pessoas, 12 das quais crianças e o condutor, morreram quando um miniautocarro de transporte escolar colidiu com outro veículo na madrugada de hoje na África do Sul, anunciou o governo provincial de Gauteng.
Sete outras crianças ficaram feridas e foram levadas para o hospital após o acidente, que ocorreu quando o miniautocarro capotou e se incendiou depois da colisão com outro veículo, segundo um comunicado do governo da província de Gauteng, a mais populosa do país e que inclui Joanesburgo e Pretória.
As idades das crianças não foram divulgadas de imediato. O autocarro transportava crianças da escola primária, normalmente com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos.
Imagens de televisão mostraram o miniautocarro completamente destruído pelo fogo, e material escolar queimado espalhado pela estrada no local do acidente, cerca de 70 quilómetros a oeste da cidade de Merafong.
O governo local anunciou em comunicado que "um miniautocarro de transporte privado esteve envolvido num trágico acidente na região de Kokosi-Wedela, perto de Merafong, que custou a vida a 12 alunos e ao seu condutor".
O Ministro da Educação da Província de Gauteng, Matome Chiloane, citado no comunicado, disse estar "profundamente triste com este trágico acontecimento".
"A perda das nossas crianças é um golpe terrível para a nossa comunidade, e os nossos pensamentos e orações vão para as famílias dos alunos falecidos e feridos", acrescentou.
A África do Sul tem uma das redes rodoviárias mais desenvolvidas do continente, mas é um dos países com pior desempenho no que respeita à segurança rodoviária.
Em Maio, 13 pessoas morreram numa colisão entre um mini-táxi e um camião numa das principais estradas da região do Limpopo (Norte).
Em Março, pouco antes do fim-de-semana da Páscoa, quase todos os passageiros de um autocarro que viajava do Botswana para a cidade de peregrinação de Moria, no Norte - 45 pessoas - morreram quando o veículo caiu do cimo de uma ponte perto de Mmamatlakala, na mesma província do Limpopo. Este acidente foi o mais mortífero do ano na África do Sul.
Em Fevereiro, pelo menos nove apoiantes do Congresso Nacional Africano, o principal partido político do país, morreram num acidente de autocarro depois de terem participado num comício eleitoral no leste do país. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.