Acordado cessar-fogo de 72 horas no Sudão, dizem EUA

Publicado: 25/04/2023, 10:40
Categoria:

Período de intervalo nos confrontos começou à meia-noite desta segunda-feira.
As Forças Armadas Sudanesas (SAF, na sigla em inglês) e as Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) concordaram num cessar-fogo de 72 horas a partir da meia-noite desta segunda-feira, 24 de Abril.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, num comunicado em que fala numa "negociação intensa nas últimas 48 horas".
"Durante este período, os Estados Unidos exortam a SAF e a RSF a manter imediata e totalmente o cessar-fogo", apelam os norte-americanos, garantindo que "para apoiar um fim duradouro dos combates", os EUA vão coordenar com parceiros regionais e internacionais e partes interessadas civis sudanesas "para ajudar na criação de um comité para supervisionar a negociação, conclusão e implementação de uma cessação permanente das hostilidades e ajuda humanitária".
"Continuaremos a trabalhar com as partes sudanesas e os nossos parceiros em direcção ao objectivo comum de um regresso ao governo civil no Sudão", concluem os EUA na nota.
As partes em conflito ignoraram uma série de cessar-fogos declarados, mas o mais recente, que coincidiu com um feriado muçulmano, facilitou a retirada de milhares de pessoas da capital, Cartum, uma trégua que expirava esta segunda-feira.
Enquanto os governos estrangeiros transportavam centenas dos seus diplomatas e outros cidadãos para um local seguro, os sudaneses procuravam desesperadamente formas de escapar ao caos, receando que os dois generais rivais do país intensificassem a sua batalha pelo poder assim que as evacuações estivessem concluídas.
Em operações dramáticas, colunas de diplomatas estrangeiros, professores, estudantes, trabalhadores e famílias de dezenas de países passaram por combatentes em tensas linhas da frente na capital para chegar a pontos de extracção.
Outros percorreram centenas de quilómetros até à costa leste do país e uma série de aviões militares europeus, do Médio Oriente, africanos e asiáticos voaram durante todo o dia de domingo e segunda-feira para os transportar.
Para muitos sudaneses, o transporte aéreo foi um sinal de que as potências internacionais, depois de falharem repetidamente na mediação dos diferentes cessar-fogos, apenas preveem um agravamento dos combates.
O último cessar-fogo, que quase não reduziu os combates, deveria ter terminado hoje à noite.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou aos 15 membros do Conselho de Segurança para que "exerçam a máxima influência" sobre ambas as partes, para "retirar o Sudão da beira do abismo".
O Sudão tem vivido dias de caos, devido aos confrontos entre o exército e o grupo paramilitar Forças de Acção Rápida (RSF, na sigla em inglês), iniciados há 10 dias.
Desde 15 de Abril que se registam violentos combates no Sudão, num conflito que opõe o exército, liderado pelo general Abdel Fattah al-Burhan, líder de facto do país desde o golpe de Estado de 2021, e um ex-adjunto que se tornou um rival, o general Mohamed Hamdan Dagalo, que comanda o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês).
O balanço provisório dos confrontos indica que há mais de 420 mortos e 3.700 feridos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). (RM /NMinuto)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram