O Presidente da República anunciou ter-se chegado um entendimento com os partidos políticos sobre o Acordo de busca de soluções para a crise pós eleitoral que o país vive.
Daniel Chapo disse que a ideia é o Acordo ser mais abrangente e inclusivo ainda nas plataformas partidárias, daí a importância de chamar outros partidos políticos com representação nas Assembleias provinciais.
O chefe de Estado falava, esta quarta-feira em Maputo, no final de mais um encontro com os representantes dos partidos políticos com assento no Parlamento.
“Estamos a falar do partido Revolução Democrática (RD) que em Niassa tem seis mandatos, o Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO) que em Cabo Delgado tem oito mandatos, o Partido de Renovação Social (PARESO) que em Inhambane tem dois mandatos na Assembleia provincial, o Partido de Reconciliação Nacional (PARENA) em Gaza tem cinco mandatos. No espírito que nós temos dito, de inclusão, nestas plataformas interpartidárias, achamos que era importante incluir estes partidos políticos porque já temos aqui o partido Nova Democracia com dezasseis mandatos na autarquia de Gúruè, província da Zambézia, que participa neste diálogo e achamos que era importante a inclusão destes partidos com representação nas Assembleias provinciais no próximo encontro que teremos”, disse.
Ainda, esta quarta-feira, o chefe do Estado manteve encontro com o Embaixador dos Estados Unidos da América, Peter Vroman.
O diplomata reiterou, na ocasião, que o apoio norte-americano a projectos essenciais em Moçambique não será afectado.
O estadista moçambicano recebeu ainda uma delegação da ExxonMobil para Upstream, chefiada pelo respectivo presidente, Dan Ammann, que reafirmou o compromisso da organização em continuar com projectos em Moçambique, sobretudo, o de gás natural liquefeito, em Cabo Delgado. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.