Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral, espera o fortalecimento das relações económicas entre Moçambique e Malawi, com a assinatura esta sexta-feira na cidade de Lilongwe, do acordo de regime simplificado do comércio transfronteiriço.
Com a rúbrica deste documento, espera-se que as novas medidas tragam benefícios imediatos para os comerciantes transfronteiriços, dos dois países, numa altura em que se alinham, iniciativas regionais para maior integração comercial e desenvolvimento sustentável.
É visão e objectivo do projecto que tem o financiamento do Grupo Banco Mundial, remover os obstáculos possíveis e desafios enfrentados pelos comerciantes transfronteiriços de pequena escala, através da promoção de um fluxo comercial mais seguro e eficiente.
A especialista de comunicação do Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral, Evandra Cossa, falando à Rádio Moçambique na cidade de Lilongwe, afirmou que os acordos comerciais alcançados entre Malawi e Moçambique, testemunham o compromisso dos dois governos, que abraçaram à mesma causa para o desenvolvimento das comunidades negociantes da linha de fronteira.
Trata-se de um acordo que também reafirma os compromissos de Moçambique e Malawi no âmbito de vários acordos regionais e internacionais, incluindo o Protocolo sobre Trocas Comerciais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, o Acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana e as directrizes da Organização Mundial do Comércio.
São plataformas que incentivam a simplificação, harmonização e padronização de documentos e procedimentos comerciais, reflectindo o esforço conjunto para a criação de um ambiente de negócios mais favorável e próspero na região.
É neste contexto que a Agência do Zambeze, está a promover a componente de desenvolvimento de cadeia de valor, tal como explicou, José Cardoso, director de Estudos e Análises Estratégicas. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.