Os Estados Unidos da América apoiam a entrada da União Africana no G20 como vigésimo primeiro membro da organização.
A confirmação foi feita pelo presidente norte-americano, Joe Biden, durante o Fórum de negócios realizado no quadro da Cimeira Estados Unidos da América-Líderes africanos.
Numa primeira reacção à proposta da Casa Branca, sobre a adesão da União Africana ao G20, o Presidenta da República, Filipe Nyusi, disse ser uma oportunidade que se deve ser dada ao continente.
“Para além de recursos que devem ser partilhados na sua exploração e a sua transformação que é importante, temos problemas climáticos, mudanças de clima que o mundo vive. Esses debates devem ser feitos nesses momentos. Não há momento onde a economia se discute sem se abordar as mudanças, porque a exploração desenfreada da natureza, por si só, prejudica e por isso é uma oportunidade. Penso que essa posição que está ser tomada, peca por ter sido tarde mas acreditamos que não deverá só estatística, mas uma questão concreta daquilo que vai acontecer e deve acontecer, para o bem, não só de África mas de todos “, disse.
A União Africana deverá entrar no G20 no próximo encontro da organização. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.