A Administração Nacional de Pescas, em Gaza, enaltece o engajamento dos pescadores da província, na restauração e preservação do mangal, principal repositório da reprodução das espécies aquáticas, como peixe, camarão e caranguejo.
Do ano passado a esta parte, segundo as autoridades das pescas em Gaza, foram restaurados mais de oitenta hectares de mangal destruído nos anos passados, por várias razoes.
É uma acção que contou com a participação de pescadores e a comunidade no geral dos povoados de Mahiyelene, e Chilaulene, localizados ao longo da costa do indico e nas margens do rio Limpopo, nos distritos de Xai-Xai e Limpopo.
O delegado da administração nacional de pescas em Gaza, Hebenizario Bachita, diz que nos últimos tempos, as comunidades tem vindo a ganhar consciência sobre relevância dos mangais para a economia e sobrevivência das famílias.
Não obstante, Bachita reconhece que há ainda desafios para acabar com a devastação dos mangais e outros ecossistemas, com vista a busca de meios de sustento e sobrevivência no seio das famílias. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.