Zara Rutherford tem 19 anos, é belga-britânica e piloto desde os 14. Veja imagens da sua chegada abaixo.
Uma adolescente belga-britânica de 19 anos, filha de pais pilotos, bateu um recorde e tornou-se a mulher mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha, numa viagem que durou cinco meses.
Zara Rutherford aterrou na Bélgica 155 dias depois de iniciar a sua viagem de cinco meses, com partida a 18 de agosto. A jovem, que começou a pilotar aos 14 anos, passou por 41 países e cinco continentes, tendo percorrido 51.000 km.
Confessou que "não o faria de novo". Na sua jornada teve que evitar os incêndios florestais na Califórnia, lidar com temperaturas frias na Rússia e contornar o espaço aéreo norte-coreano. "Houve momentos incríveis, mas também houve momentos em que temi pela minha vida", admitiu.
Segundo a Sky News, Zara partilhou que voar sobre Nova York e um vulcão activo na Islândia foram os seus momentos favoritos. Foi recebida com gritos e aplausos ao desembarcar no Aeroporto Kortrijk-Wevelgem, onde estavam também os pais à sua espera. Envolta em bandeiras do Reino Unido e da Bélgica, comentou: "É inacreditável, ainda não processei o que está a acontecer".
A viagem feita num avião Shark ultra leve estava planeada para três meses, mas o mau tempo e os problemas de visto fizeram com que se prolongasse por mais dois meses. Para cumprir os critérios de volta ao mundo, Zara tocou em dois pontos opostos do globo: Jambi na Indonésia e Tumaco na Colómbia, batendo assim o recorde da americana Shaesta Waiz, de 30 anos.
A jovem, que sonha em ser astronauta, espera que esta sua conquista incentive as mulheres na aviação, ciência e tecnologia. Zara obteve a sua licença de piloto em 2020 e planeia, em Setembro, estudar engenharia na universidade.
De recordar que o americano Mason Andrews é o rapaz mais jovem a bater este recorde, que conseguiu em 2018, quando tinha 18 anos. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.