O Primeiro-ministro vai intervir, esta sexta-feira, na cimeira extraordinária da união africana em representação do presidente da república Filipe Nyusi, A intervenção de Adriano Maleane será o ponto mais alto da participação da Moçambique na cimeira extraordinária sobre industrialização em África.
A cimeira que oficialmente inicia esta sexta-feira, junta quase todos chefes de estado e de governo de países membros da união Africana.
Na sua intervenção o primeiro-ministro poderá abordar a experiencia de Moçambique em programas sobre industrialização, politicas adaptadas e resultados.
Recordo que o governo esta a introduzir medidas para estimular o crescimento industrial através de programas específicos como o sustenta e o PRONAI- programa Nacional industrializar Moçambique.
Os programas apostam num modelo de infra-estruturas de rápido crescimento industrial através da implementação, em regime publico privado, de zonas francas e parques industriais.
Sobre o assunto a Rádio Moçambique sabe que o governo já encontrou o parceiro que vai operacionalizar a zona especial de processamento agro-industrial do corredor de desenvolvimento integral Pemba- Lichinga.
Ontem o ministro da indústria e comércio confirmou a existência desse parceiro, Silvino Moreno fez saber que até já foi criado o gabinete para implementação do projecto.
O ministro da indústria e comércio falava após participar numa reunião técnica que serviu para partilhar questões sobre os desafios da industrialização e do comércio livre em África.
Neste encontro os países defenderam a criação de um fundo continental para acelerar o processo da industrialização em África e garantir um crescimento económico sustentável. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.