O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, considera que África deve assumir a responsabilidade de produzir, conservar e distribuir vacinas contra a covid-19, para o rápido alcance das metas de imunização da população.
Armindo Tiago defendeu esta posição, este sábado, numa sessão virtual de Paz e Segurança da União Africana (UA) que debateu a questão do acesso do continente às vacinas contra a covid-19.
O titular da pasta da saúde referiu que tudo deve ser feito para que os processos de aprovação de vacinas, sistemas de armazenamento e distribuição, sejam reforçados de modo a que as vacinas possam rapidamente imunizar a população, no geral.
“Agradecemos a vossa abnegada para o reforço da resiliência do continente face a pandemia da covid-19 ed para que a voz de África seja ouvida e tomada em conta em todas as decisões sobre as soluções globais. O acesso a vacinas é fundamental para as estratégias nacionais de controlo da covid-19 e para garantir a paz e segurança dos nossos estados. No entanto, é preocupante o facto que o nosso continente enfrente grandes desafios no acesso a essas vacinas” frisou Armindo Tiago, ministro da Saúde, defendendo a produção de vacinas contra a covid-19 no continente africano. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.