Cento e sessenta e sete pessoas perderam a vida em cento e quarenta e um acidentes de viação registados nas estradas sul-africanas, durante as celebrações da páscoa deste ano.
A Mministra sul-africana dos Transportes, Barbara Creecy, disse, esta terça-feira, que a Páscoa de 2025 teve o menor número de acidentes e mortes dos últimos três anos.
O ano passado, foram contabilizados duzentos e nove sinistros rodoviários, que ceifaram a vida de trezentas e sete pessoas.
Os dados partilhados por Barbara Creecy indicam que das nove províncias sul-africanas, apenas Cabo Oriental e Mpumalanga registaram um ligeiro aumento de casos de acidentes de viação.
A província de Mpumalanga, que faz fronteira com Moçambique, também registou ais vinte e oito mortes, comparativamente a Páscoa do ano passado.
Durante as celebrações da Páscoa de 2025, foi notória a presença das forças da lei e ordem nas principais artérias sul-africanas, o que é considerado pela Ministra dos Transportes como um dos factores da redução dos números de acidentes e mortes:
“Iniciamos a nossa campanha de segurança rodoviária da Páscoa, a 20 de Março, com a definição de rotas críticas e concordamos que o patrulhamento visível nessas rotas seria a base de nossa estratégia de intervenção. Consequentemente, quando chegou o pico de viagens da Páscoa, estávamos bem preparados. Atribuímos a redução geral de acidentes e mortes a três factores: primeiro, a operações policiais amplas e consistentes em todas as nove províncias; segundo, a acção coordenada por autoridades governamentais nacionais, provinciais e locais; terceiro e mais importante a parcerias significativas entre a sociedade civil e o governo que resultaram na emissão de mensagens significativas que impactaram positivamente o comportamento dos motoristas, por meio da nossa campanha denominada "Começa Comigo" ”, disse.
A campanha deste ano vai encerrar a quatro de Maio próximo.
A ministra Barbara Creecy revelou ainda que, na Páscoa deste ano, as autoridades, entre outros, prenderam mais de novecentos motoristas, por condução em estado de embriaguez, enquanto outros 90 foram detidos por excesso de velocidade. Igualmente foram detidos doze pedestres por atravessarem as estradas fora da faixa a eles reservada. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.