O Secretário-Geral do Congresso Nacional Africano (ANC), Fikile Mbalula, descarta qualquer possibilidade de membros seniores virem a renunciar caso o partido não consiga obter cinquenta por cento na votação da próxima quarta-feira.
Mbalula voltou a desvalorizar as últimas sondagens que apontam que o Congresso Nacional Africano pode falhar a maioria absoluta, nestas sétima eleições.
O Secretário-Geral do ANC assegura que o partido vai ganhar a votação da próxima semana e formar o próximo governo.
Fikile Mbalula disse ainda que após a divulgação dos resultados eleitorais, o partido, tal como tem sido habitual, vai fazer uma apreciação interna do seu desempenho.
Acrescentou não ser prática de membros do partido governamental abandonar os cargos, por não se atingir um determinado objectivo.
Sobre a possibilidade de um governo de coligação, Fikile Mbalula diz que o Congresso Nacional Africano sem se quer equaciona essa hipótese.
Disse ainda que as fracassadas coligações feitas em alguns municípios sul-africanos são a prova de que essa não é a saída para a governação da África do Sul.
O ANC continua a mobilizar os eleitores para conseguir um resultado satisfatório, na próxima quarta-feira.
Este sábado, em plena celebração do dia de Africa, o ANC organizou o mega-show para o estádio Soccer City, a casa do Kaizer Chiefs.
Espera-se que o Presidente do Partido, Cyril Ramaphosa, se dirija aos apoiantes do ANC no sentido de apostarem no partido.
Igualmente partidos como Aliança Democrática, dos Combatentes da Liberdade Económica, Umkhoto WeSizwe e Inkata Partido da Liberdade agendaram actos de campanha, para apelar á mudança de regime na África do Sul.
A votação está agendada para quarta-feira da próxima semana. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.