As autoridades sul-africanas anunciaram hoje que detectaram "movimento" no interior de uma mina de ouro onde se acredita terem morrido 31 mineiros ilegais na sequência de uma explosão, em Maio.
De acordo com a agência norte-americana de notícias Associated Press (AP), as autoridades não explicaram o que entendem por "movimento", mas a notícia está a criar esperanças de que possa haver sobreviventes da explosão, mas levanta também a possibilidade de o número de mineiros ilegais ser superior aos 31 até agora reportados.
As operações de busca na mina Virginia, na cidade de Welkom, estão suspensas devido aos elevados níveis de gás metano presentes no local, o que deixa antever a possibilidade de haver mais explosões.
"Da maneira como está, é muito difícil" retomar as buscas, disse o porta-voz do Departamento de Recursos Minerais e Energia, Nathi Shabangu, acrescentando que está ainda a ser determinado se o "movimento" detectado é humano.
As autoridades sul-africanas anunciaram apenas na semana passada que suspeitam que dezenas de mineiros ilegais tenham morrido na explosão, ocorrida a 18 de Maio, e que os seus corpos ainda estão encurralados na mina.
Os acidentes fatais envolvendo mineiros ilegais são muitas vezes escondidos na África do Sul porque os sobreviventes não querem reportá-los, já que podem ir presos.
O caso da mina de Welkom foi ainda mais complexo porque os mineiros ilegais eram do país vizinho Lesoto, e demorou semanas até que os familiares avisassem as autoridades locais, e depois passou ainda mais tempo até que as autoridades do Lesoto avisassem as congéneres da África do Sul. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.