Na África do Sul estão mapeados mais de dez milhões de domicílios para acederem á electricidade básica gratuita, mas apenas dois milhões estão a se beneficiar.
Os restantes oito milhões de domicílios ainda não têm acesso á electricidade básica gratuita devido aos atrasos que se verificam, nos Municipios sul-africanos, no cadrastro de indigentes.
A informação foi partilhada, esta segunda-feira, pelo Ministro sul-africano da Energia e Electricidade, Kgosientsho Ramokgopa, na habitual conferencia de imprensa semanal.
O Ministro assegurou que medidas estão em curso para garantir que mais de 8 milhões de famílias sul-africanas, com direito a eletricidade básica gratuita ,a recebam:
“É importante protegermos a todos, mas também garantir que protejamos as famílias pobres, aquelas que realmente não podem pagar devido a restrições econômicas. Elas não têm os meios e a capacidade de pagar suas contas mensais. Como o custo da eletricidade aumentou quase 400 por cento, nos últimos 10 anos, era importante encontrar soluções inovadoras para enfrentar esse desafio. Eu disse que queremos alcançar duas coisas com a política de preços de eletricidade. A primeira é garantir que a eletricidade seja acessível a famílias de baixa renda e a segunda é garantir que seja econômica para todos os clientes”, disse.
Ramakgopa nega entrar em triunfalismos, numa altura em que passam 138 dias sem os apagões da corrente eléctrica, em várias partes da África do Sul.
O Ministro prefere dizer que a luta contra a crise de energia ainda está longe de ser declarada vencida:
“Eu realmente quero alertar que os apagões ainda não ficaram para trás. Dito isso, precisamos alertar contra qualquer declaração antecipada para decretar os apagões como algo do passado. Estamos a fazer todo o possível para resolver essa questão, mas os números indicam que estamos a uma distância tangível ,disse.
O Ministro Ramagkopa disse que até finais deste mês serão adicionados à rede sul-africana mais dois mil e quinhenros megawatts para assegurar maior disponibildae de energia.(RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.