O Arcebispo da Igreja anglicana na cidade do Cabo exorta o presidente Cyril Ramaphosa a esclarecer sobre o roubo de avultadas somas de dinheiro na fazenda de Phala Phala.
Thabo Makgoba fez esta exortação no discurso que proferiu por ocasião da páscoa.
Referiu que Cyril Ramaphosa e o Congresso Nacional Africano (ANC) não fizeram o suficiente para convencer os sul-africanos de que estão a levar a sério a luta contra a corrupção.
Makgoba insta o presidente a ser transparente, na questão do escândalo de Phala Phala, e exorta-o a explicar aos sul-africanos o que aconteceu e porque aconteceu:
“O fluxo de anúncios desconexos sobre as investigações decorrentes do roubo de dinheiro, na fazenda do presidente, em Phala Phala, ainda não explicou, satisfatoriamente, por que elevadas somas de dinheiro não foram depositadas; e a recusa do ANC em permitir um inquérito parlamentar é uma recordação do encobrimentos que eram feitos na administração Zuma. Se quisermos construir a nação que queremos, baseada na transparência e na honestidade, o presidente precisa nos dar uma explicação simples, única e abrangente do que aconteceu e por que aconteceu”, disse.
Makgoba disse ainda que a turbulência que se observada nos governos de coligação, em vários municípios sul-africanos, é prova de que os políticos não estão a priorizar os interesses dos cidadãos. ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.