A Associação dos Trabalhadores Moçambicanos nas Minas e Farmas da África do Sul congratula a o recém-assinado acordo para o pagamento de compensações por doenças ocupacionais para mineiros e seus dependentes.
O entendimento foi rubricado mês passado, em Maputo, pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e Segurança Social e pelo fundo Thiamiso Trust.
O acordo estabelece os caminhos a seguir para a realização de exames médicos e pagamento de compensações, por doenças ocupacionais, aos mineiros no activo, antigos mineiros e dependentes dos dois grupos.
O presidente da Associação dos Trabalhadores Moçambicanos nas Minas e Farmas da África do Sul-ATMIFAS-, Victor Cossa, diz tratar-se de um acordo histórico.
A inscrição dos beneficiários já iniciou na agencia TEBA. Victor Cossa diz que a ATMIFAS vai desempenhar um papel preponderante na identificação dos legítimos beneficiários.
Quanto aos valores dos mineiros que não forem localizados, dentro dos prazos, Victor Cossa, propõe que fiquem sob custódia de uma entidade, para a posterior consulta por parte dos familiares:
O memorando assinado mês passado é o seguimento de um seminário multissectorial, entre Moçambique e África do Sul, sobre compensações por doenças ocupacionais a mineiros moçambicanos, realizado em Abril do último ano, na capital Maputo. ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.