Várias actividades vão ter lugar, a partir desta quinta-feira, na África do Sul, no âmbito das celebrações do dia de África.
Em Midrand, os parlamentares africanos, incluindo de Moçambique, vão debater a situação de Paz e Segurança no continente.
Na mesma sessão será partilhada a informação sobre as missões de observação eleitoral de processos realizados em vários países africanos.
A cerimónia central vai ter lugar em Krugersdorp, e será dirigida pelo presidente Cyril Ramaphosa.
A zona de Krugersdorp vai testemunhar um desfile de carnaval e danças coloridas de vários países africanos, mostrando a criatividade do continente.
Uma nota distribuída pelo Ministério dos Desportos, Artes e Cultura indica que a celebração do 25 de Maio, na terra do rand, visa promover a agenda Africana e fortalecer as instituições e políticas da União Africana.
Diz também que visa a promoção da integração regional e promover a diplomacia cultural.
Está também previsto um colóquio para debater sobre o lema das celebrações: Aprofundar a Visão da União Africana para a Unidade da África através da Prosperidade, Paz e Modernidade para uma África Melhor e um Mundo Melhor.
Já no fim-de-semana realiza-se, em Kemptonpark, um festival cultural, com a participação, entre outros, de grupos culturais do Gabão, Camarões, Costa do Marfim e Malawi.
Este evento deverá contar com a presença da Ministra sul-africana de Relações Exteriores, Naledi Pandoor, e embaixadores acreditados em Pretória, incluindo de Moçambique, Maria Manuela Lucas ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.