A Polícia Especial de Investigação Criminal deteve vinte supostos garimpeiros ilegais, na província sul -africana de North West.
Uma nota divulgada esta segunda-feira indica que os garimpeiros ilegais, que se supõe seja estrangeiros, foram surpreendidos numa mina fechada em Stilfontein.
Nesta operação, a polícia diz ter apreendido diversas quantidades de armas de fogo, munições, explosivos e dinheiro.
A Polícia especial diz estar a mobilizar várias unidades nas operações que visam combater a mineração ilegal, na África do Sul.
Enquanto isso, a comissão parlamentar de recursos minerais sugere que o governo autorize o exército a se juntar nesta luta contra a mineração ilegal.
Esta comissão entende que pela quantidade e tipo de armas que são apreendas, os garimpeiros ilegais têm, nas suas fileiras, antigos militares nos países de origem.
As autoridades sul-africanos estão convencidas de que a mineração ilegal é praticada por cidadãos oriundos de Moçambique, Zimbabwe e Lesotho.
Há dias a polícia deteve, em Joanesburgo, seis indivíduos que se acredita serem os responsáveis pela cadeia que envolve a mineração ilegal.
Os seis devem voltar ao Tribunal de Carltonville, em Novembro próximo.
Nessa altura estará claro se entre os detidos há ou não estrangeiros, tal como sugere a acusação do Ministério Público.
A experiencia de uso de militares, por exemplo na patrulha de fronteiras terrestres, parece estar a ter resultados positivos.
Em Setembro passado os militares sul-africanos dizem ter confiscado drogas e outros produtos contrabandeados, no valor de nove milhões de rands.
Também impediram que pelo menos vinte e quatro carros roubados saíssem da África do sul, através das fronteiras com Moçambique, Zimbabwe e Eswatini ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.