O governo de Gauteng diz que vai adicionar a tecnologia aos eforços que tem levado a cabo para combater o crime, nesta província que alberga as cidades de Joanesburgo e Pretória.
Para o efeito, esta terça-feira assinou um memorando de entendimento com uma empresa de tecnologia.
Na base deste acordo, o governo provincial de Gauteng passará a ter acesso aos conteúdos de cerca de sete mil câmeras da empresa, espalhadas pela província.
O governador de Gauteng, Panyaza Lesufi, disse que a iniciativa é inspirada pelos níveis inaceitáveis de criminalidade na província.
As estatísticas divulgadas em Novembro último, mostravam que a criminalidade, em Gauteng, continuava elevada em comparação com outras províncias.
Segundo esses mesmos dados, o homicídio, a tentativa de homicídio, o estupro e a agressão sexual e o assalto a viaturas de transporte de valores são dos tipos de crimes que tiram sono ao governo de Gauteng.
O plano do governo de Lesufi inclui a colocação, no terreno, de mais três mil agentes de prevenção do crime, que se vão juntar a outros seis mil anunciados o ano passado.
Por outro lado, de acordo com o governador de Gauteng, estão previstos o uso de drones, helicópteros e os chamados botões de pânico para ajudar a neutralizar os criminosos e melhorar o tempo de resposta das autoridades.
Panyasa Lesufi acrescentou ainda que o governo provincial assimiu o controlo de todas as trezentas câmeras, nas rodovias de Gauteng, para entender melhor o que está a acontecer nas estradas.
O ambicioso plano de conter a criminalidade vai custar aos cofres de Gauteng cerca de três bilhões de rands, que cobrem o memorando de entendimento assinado esta terca-feira.
Este acordo prevê aind a instalação de mil e cem câmeras adicionais nos distritos e assentamentos informais da província de Gauteng.
O governador revelou que será instalada uma nova equipa que vai lidar com a violência contra os táxistas, sequestros e invasões de terras. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.