O Presidente sul-africano disse que o Governo de Unidade Nacional está á procura de consensos para que o país tenha um orçamento que promova o crescimento inclusivo, apoie a criação de empregos e combata a pobreza e as desigualdades sociais.
Falando esta terça-feira, na cidade do Cabo, Cyril Ramaphosa assegurou que o Ministro sul-africano das Finanças vai apresentar o novo Orçamento, no próximo dia 12 de Março.
Ele reiterou que a decisão de adiar a apresentação do Orçamento, na semana passada, foi para conceder mais tempo para discussões em torno de matérias nas quais não houve consenso.
A grande divergência é em relação á proposta de aumento do IVA dos actuais 15 para 17 por cento:
“Esta é a primeira vez que o Governo de Unidade Nacional,composto por 10 partidos políticos diferentes, produz o orçamento nacional. É de se esperar que haja diferentes visões e abordagens.No interesse da construção de consensos, estamos a realizar mais discussões para que possamos chegar a um orçamento no qual todos possam confiar; um orçamento que promova o crescimento inclusivo, apoie a criação de empregos e que combata a pobreza e as desigualdades. Mesmo que tenhamos muitos desafios, sabemos que por meio da cooperação e parceria, podemos construir uma África do Sul melhor, na qual todos desfrutem de oportunidades iguais e possam levar vidas dignas “,disse o Presidente sul-africano assegurando que se buscam consensos para a aprovação do Orçamento deste ano.
Esta terça-feira, a Aliança Democrática (DA) disse que apresentou as suas propostas no debate sobre orçamento.
O DA acrescentou que não vai apoiar nenhuma proposta que implique o aumento de impostos e descreveu a proposta de subida do IVA em 2% como sendo anti-pobre e anti-classe média. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.