John Steenhiusen foi reeleito, este domingo, líder da Aliança Democrática, o maior partido na oposição sul-africana.
A reeleição aconteceu no decurso do congresso electivo do DA, que decorreu na cidade sul-africana de Midrand.
Steenhiusen venceu, na corrida, Mpho Phalatse. A antiga edil de Johannesburg já garantiu que não vai abandonar a Aliança Democrática e que vai voltar a concorrer para o cargo, no próximo congresso.
John Steenhiusen vai novamente liderar a Aliança Democrática, nos próximos quatro anos, e tem pela frente a grande batalha das eleições gerais de dois mil e vinte e quatro.
Discursando após a reeleição, Steenhiusen diz que, há quatro anos, herdou um partido moribundo, mas que hoje é visto como alternativa à governação do Congresso Nacional Africano (ANC).
Acrescentou que a África do Sul está praticamente quebrada devido ao que chama de fraca liderança de Cyril Ramaphosa, a quem acusa de colocar os interesses do ANC acima dos do país.
John Steenhiusen diz ter chegado a hora de a Aliança Democrática se tornar governo e mudar a África do Sul para o melhor.
O líder da oposição na África do Sul não descarta a possibilidade de coligações, para chegar ao poder nas eleições gerais agendadas para o próximo ano.
Ainda no congresso de Midrand foi reeleita Hellen Zille, para o cargo de Presidente do Conselho Federal da Aliança Democrática.
Hellen Zille chegou á liderança do DA em Maio de dois mil e sete ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.