Os líderes tradicionais sul-africanos são chamados a mobilizarem os eleitores a votar nas eleições de 29 de Maio próximo.
A exortação foi feita, esta terça-feira, em Pretória, pelo Vice-Presidente da África do Sul na abertura do diálogo convocado pela Casa Nacional dos Líderes Tradicionais.
Paul Mashatile pediu ainda o contributo dos líderes tradicionais para que as próximas eleições sejam livres e justas:
“No dia 29 de Maio iremos, como nação, realizar as sétimas eleições democráticas. Neste contexto, os líderes tradicionais devem continuar a encorajar todos os eleitores elegíveis a participarem nestas eleições. Instamos os líderes tradicionais a promoverem eleições livres e justas e a garantirem que todos os eleitores exerçam o seu direito democrático – um direito pelo qual se lutou arduamente e que nunca deve ser tomado como garantido", disse.
Esta terça-feira, a Comissão Eleitoral da África do Sul confirmou que a imagem do antigo presidente, Jacob Zuma, vai estar estampada no boletim de voto em representação do Partido uMkhonto weSizwe.
Revelou também que um total de catorze mil e oitocentos e oitenta e nove candidatos vão disputar os oitocentos e oitenta e sete assentos da Assembleia Nacional e das Assembleias Provinciais.
Setenta partidos políticos e onze candidatos independentes estão confirmados para as eleições de 29 de Maio. Dos 70 partidos, somente 15 concorrem em todos os níveis das eleições, ou seja nacional, provincial e regional.(RM Joanesburgo)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.