Estima-se que pelo menos dois mineiros ilegais continuam presos no interior de uma mina abandonada, localizada em Roodepoort, a oeste da cidade sul-africana de Joanesburgo.
Teme-se pela vida dos dois, já que as operações de resgate foram suspensas indeterminadamente, na última segunda-feira.
Segundo relatos de especialistas, os níveis de oxigênio, no interior da mina, caíram para cerca de catorze por cento, não estando claro se os dois mineiros ilegais ainda estão ainda em vida.
É que as equipas de resgate relataram que enfrentaram dificuldades de aceder ao fundo do poço, onde se encontram os dois homens, devido a obsolescência das estruturas da mina, que alías está fechada e abandonada.
Não foi avançada nenhuma data para o reinicio das operações de resgate e até os moradores das redondezas foram avisados para não se aproximarem da mina abandonada.
O Ministerio sul-africano de Recursos Minerais e Petrolíferos deve inspecionar a referida mina, para tentar localizar os mineiros ilegais, com ou sem vida.
Até Janeiro passado, as atenções, em relação á mineração ilegal, estavam centradas numa mina de ouro, em Stilfontein, na província de North West, de onde foram retirados cerca de oitenta corpos sem vida e detidos mais de mil mineiros ilegais.
As autoridades de North West continuam a espera de familiares das vitimas mortais, para efeitos de reconhecimento, através de exames de ADN, já que a maioria dos corpos foi retirada da mina, em avançado estado de decomposição.
Ao que apuramos uma equipa do Consulado de Moçambique em Joanesburgo desloca-se, esta quinta-feira, a Stilfontein para fazer o acompanhamento do processo de identificação. Pelo menos familiares de dois moçambicanos perecidos seguem na mesma comitiva.
Apesar de não existirem números exactos, sabe-se que entre os mineiros ilegais que morreram e os que estão detidos há moçambicanos. E não são poucos.
Desde Agosto do ano passado, oitenta moçambicanos acusados de prática de mineração ilegal, na província de North West, foram deportados pelo Ministério sul-africano dos Assuntos Internos. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.