Na África do sul, trânsito rodoviário, na Estrada N4, voltou a fluir normalmente, desde das primeiras horas deste sábado, de Witbank para várias direcções, incluindo as cidades sul-africanas de Joanesburgo e Pretoria.
A circulação de viaturas na N4, do lado sul-africano, esteve interrompida na sequência de protestos da população de Witbakn, na província de Mpumalanga, devido ao não fornecimento de energia, há mais de duas semanas.
As autoridades prometem instalar um grupo gerador, na próxima segunda-feira, promessa que está na origem do abrandamento dos protestos violentos.
Os manifestantes colocaram barricadas para bloquear a Estrada número quatro, incendiaram viaturas e houve um assalto a um autocarro de transporte de passageiros.
No balanço da intervenção policial, há o registo de pelo menos quatro mortes, incluindo uma criança atingida por uma bala perdida. Entre as vítimas não há moçambicanos, tal como garantiu a primeira secretária do consulado de Moçambique em Nelspruit, Maria Baduro.
No auge dos protestos, a concessionária da Estrada Numero quatro chegou a sugerir o uso de vias alternativas para quem saísse, por exemplo, de Maputo para Joanesburgo ou Pretória. ( RM).
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.